quinta-feira, 13 de maio de 2010

Ansiedade ligada ao futuro

Muitos jovens são inquiridores. Talvez mais do que qualquer outro grupo, eles querem saber o que acontece ao seu redor e por quê. E a Bíblia, mais do que qualquer outro livro, explica as razões das condições mundiais e o que podemos esperar do futuro. É isso o que a geração mais nova quer saber. Que certeza temos disso?

Bem, embora se creia em geral que os jovens vivem apenas para o presente, algumas pesquisas revelam um quadro ligeiramente diferente. Elas mostram que muitos jovens acompanham atentamente o que acontece ao seu redor e daí tiram conclusões sobre como a vida provavelmente será no futuro. Evidência disso é que 3 de cada 4 jovens pensam “freqüentemente” ou “muito freqüentemente” no futuro. Embora os jovens em geral sejam otimistas, a maioria deles encara o futuro com certa ansiedade.

Por que essa ansiedade? Muitos da próxima geração de adultos já têm problemas com o crime, a violência e o abuso de drogas. Os jovens se preocupam com conseguir emprego estável numa sociedade altamente competitiva. Sentem-se pressionados a tirar boas notas na escola ou a ter um grande desempenho no trabalho. Uma jovem de 17 anos lamentou: “Vivemos numa sociedade em que um quer engolir o outro. Todo mundo tenta fazer as coisas do seu jeito. Você sempre precisa provar sua competência, e eu detesto isso.” Outro jovem, de 22 anos, disse: “Pessoas empreendedoras se dão bem na vida, e podem viver confortavelmente. Os desfavorecidos, que por uma razão ou outra não podem acompanhar o passo, simplesmente ficam para trás.” Por que a vida é tão competitiva? Será sempre assim?

Nenhum comentário: