segunda-feira, 24 de maio de 2010

Exercer Cautela

Desde os tempos antigos, a música e a dança têm sido usadas a fim de atrair pessoas para a conduta errada. Por exemplo, lemos que os israelitas certa vez ‘se sentaram para comer e beber. Levantaram-se para se divertir’. Isto envolvia música ruidosa e dança sem restrições. No entanto, esta ‘diversão’ foi prelúdio de crassa idolatria e irrestrita conduta dissoluta. — Êxodo 32:6, 17-19, 28.

Os jovens cristãos devem assim evitar meter-se numa situação que possa rapidamente transformar-se em ‘libertinagem’ ou numa ‘orgia’. (Gálatas 5:19, 21, Bíblia Mensagem de Deus) A Primeira aos Coríntios 15:33 relembra-nos: “Não sejais desencaminhados. Más associações estragam hábitos úteis.” Pode uma pessoa realmente mergulhar-se numa atmosfera festiva junto com indivíduos que “estão mentalmente em escuridão e apartados da vida que pertence a Deus” e não ser adversamente influenciada? (Efésios 4:18) E, como admite uma jovem: “Podem desenvolver-se, e amiúde desenvolvem-se uma íntima associação e amizades [com outros freqüentadores regulares dos clubes noturnos].” Como poderia isto influir em sua espiritualidade?

Alguns poderiam arrazoar, porém, que a solução é levar junto um grupo de concristãos. No entanto, a justiça só pode florescer numa atmosfera cristã. (Tiago 3:18) E a atmosfera em muitos clubes noturnos visa incitar sentimentos que são ‘terrestres, animalescos, demoníacos’, em vez de espirituais. — Tiago 3:15.

É verdade que nem todos os clubes noturnos chegam aos extremos aqui considerados, nem é razoável fazer uma condenação geral de todos os restaurantes que incluem dança ou atrações. Mas Paulo nos aconselha a ‘certificar-nos do que é aceitável para o Senhor’. (Efésios 5:10) E, caso seja convidado a um lugar de reputação desconhecida ou questionável, deve exercer a maior cautela quanto a aceitar tal convite. — Provérbios 14:15.

Poderia propor a si mesmo perguntas tais como: Quem irá junto e que tipo de reputação gozam eles? O que sabem meus pais ou outros adultos responsáveis sobre tal lugar? Que tipo de atmosfera prevalece ali? Que tipo de pessoas o freqüenta? Procura agradar apenas aos jovens? Se assim for, quão provável é que apresente uma atmosfera salutar? Se oferece atrações, em que consistem? Que tipo de música será tocada? É um lugar que permite que os freqüentadores se mantenham reservados, ou é um cenário social que poderia obrigar você a misturar-se com os outros?

Doris, já citada, admite: “Satanás faz com que os clubes noturnos pareçam atraentes, excitantes, glamorosos, divertidos — tudo que for preciso para atrair-nos.” Mas, não se deixe enganar pelo falso brilho dos clubes noturnos! Tem-se provado um laço mortal para muitos jovens. Procure achar meios aceitáveis e proveitosos de divertir-se.

Nenhum comentário: