sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dá para conhecer bem um ao outro?

“Na internet”, disse um artigo de jornal, “todo mundo aparenta ser atraente, honesto e bem-sucedido”. Mas até que ponto a informação que as pessoas dão sobre si mesmas é verdadeira? Outro artigo responde isso da seguinte maneira: “Já é de praxe que as pessoas mintam um pouco.” Certa editora de uma conhecida revista para adolescentes pesquisou pessoalmente essa afirmação. Ela se cadastrou em três dos serviços mais populares de namoro pela internet e logo recebeu diversas respostas que levaram a encontros com vários homens. O resultado? Verdadeiros fracassos! Os homens haviam mentido descaradamente sobre si mesmos. Ela alertou: “Eles mentem. Sei disso por experiência própria.”

Distorcer informações sobre altura ou peso pode parecer uma coisa pequena. ‘A aparência não é tão importante assim’, alguns talvez argumentem. É verdade, a própria Bíblia diz que “o encanto talvez seja falso e a lindeza talvez seja vã”. (Provérbios 31:30) Mas será que mentir sobre coisas aparentemente pequenas é uma boa maneira de começar um relacionamento? (Lucas 16:10) Acha que poderá confiar em outras coisas que a pessoa disser sobre assuntos mais sérios, tais como planos pessoais para o futuro? A Bíblia diz: “Falai verazmente uns com os outros.” (Zacarias 8:16) Sim, a honestidade é a base para que um relacionamento cresça.

Namorar pela internet, no entanto, não raro envolve fantasias irrealistas. Uma reportagem na revista Newsweek fez o seguinte comentário: “Os usuários podem editar cuidadosamente os e-mails e se apresentar da maneira mais favorável. . . . O resultado é um círculo vicioso: eles se mostram agradáveis e interessados em você, então você se mostra agradável e interessado neles.” Um professor do Instituto Politécnico Rensselaer, de Nova York, que estuda relacionamentos on-line, observa que em tais circunstâncias uma atração forte pode surgir muito rapidamente. Mas, como se nota freqüentemente, isso não significa que o resultado será um casamento feliz. Certo homem escreveu sobre sua experiência com namoro on-line: “É uma armadilha. Sua imaginação completa todas as informações que faltam com exatamente aquilo que você quer.”

Nenhum comentário: