quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O fascínio do rock

Por que o rock é tão popular? Segundo o livro Youth Trends (Tendências dos Jovens), o rock serve de “linguagem comum entre todos os jovens”. Assim, alguns jovens acham que ficar em dia com o panorama musical — conhecer os mais novos grupos e músicas — ajuda-os a se ajustar aos outros. A música fornece um vínculo comum entre os jovens e intermináveis tópicos de conversa.

Para muitos jovens, porém, a música é apreciada melhor a sós. Teve um dia difícil na escola? Então talvez seja como a adolescente Bruna, que diz: “Sento no meu quarto, ligo o som bem alto e não faço nada. De certo modo alivia a tensão e as pressões.” Embora o rock muitas vezes seja criticado por ser barulhento e estridente, muitas canções populares são melodiosas e bem arranjadas.

Na opinião de outros, porém, o fascínio está na batida. “É a música mais fácil de dançar”, explicou uma moça ao lhe perguntarem por que era fã de rap. Mas muitos também são atraídos pela letra. Escritas sob medida para os jovens, as letras da música pop percorrem toda a escala de sentimentos e ansiedades dos adolescentes. O rap é especialmente notável já que focaliza questões atuais, como racismo e injustiça social. “Ligo o rádio e a maioria das músicas não faz sentido; elas me deixam louco”, queixa-se um adolescente chamado Dan, citado na revista Newsweek. “O rap tem histórias reais e coisas reais. É interessante ouvir.”

No entanto, a mensagem da música é que talvez seja a maior preocupação dos seus pais.

Nenhum comentário: