sábado, 10 de julho de 2010

Como Alguns Podem Ser Ajudados

Os ideais expressos na Declaração dos Direitos da Criança, da ONU, são deveras nobres, mas por que parecem inatingíveis? (Veja o quadro.) Em geral, as pessoas gostam de crianças e desejam o melhor para elas. Ademais, as crianças são importantes para o futuro bem-estar duma nação. James Grant, do UNICEF, diz, segundo o Latin America Daily Post: “Afinal de contas, são as crianças que terão, eventualmente, de tirar seus países da estagnação econômica.” Um informe mostra, prossegue Grant, “que os gastos com os cuidados básicos de saúde e com a educação primária podem levar a aumentos significativos na produtividade e no crescimento econômico”. Países como o Brasil estão tremendamente cônscios da imagem negativa transmitida pela condição dos meninos de rua e a violência correlata. Felizmente, no Brasil, fazem-se esforços de solucionar o problema por meio de organizações de caridade, lares adotivos, orfanatos, e reformatórios.
Alguns governos discernem o valor de apoiar as iniciativas habitacionais das famílias e das comunidades pobres, em vez de simplesmente construir casas. Desta forma, os próprios pobres tornam-se um veículo de mudanças.
Assim, além de receberem ajuda de várias agências, as famílias pobres devem estar dispostas a fazer sua parte. Uma família sai-se muito melhor econômica e socialmente quando ela se mantém unida e enfrenta os seus próprios problemas. Se necessário, todos os membros capazes podem contribuir para o orçamento familiar.

Nenhum comentário: