quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Maquiagem — Por Que É Importante Para as Moças

Conforme ilustrado pelo diálogo inicial, existe ampla variedade de opiniões sobre este assunto, até mesmo entre adolescentes. Não é de admirar, então, que você e seus pais talvez tenham dificuldade em ver as coisas do mesmo modo! Ainda assim, receber um redondo não de seus pais pode parecer algo desarrazoadamente estrito. “A gente vê as moças na escola”, relembra uma jovem chamada Mônica, “e elas estão todas usando maquiagem”. Talvez também fique imaginando por que pode ser OK para sua mãe, mas não é OK para você! Ademais, você está ficando mais velha, e agora, mais do que nunca, sua aparência é importante para você.

A puberdade provocou mudanças em sua altura, em seu peso e em suas formas. Como comenta o livro The Secret of a Good Life With Your Teenager (O Segredo de Uma Vida Agradável com Seu Filho Adolescente), “estas transformações deixam [os jovens] preocupados, mais do que nunca, com sua atratividade. . . Também ficam preocupados em reafirmar sua identidade sexual. Eles querem que seja reconhecida sua feminilidade ou masculinidade”. Ou, conforme uma escritora se expressou, você deseja “começar a moldar um estilo próprio. . . [que] revele o seu eu mais apreciado por você mesma, e com o qual se sente mais à vontade”. — Changing Bodies, Changing Lives (Corpos Que Mudam; Vidas Que Mudam), de Ruth Bell.

Para muitas garotas, a maquiagem é um modo de estabelecer aquele estilo individual e de se sentirem mais femininas ou atraentes. “Quando uso maquiagem, eu me sinto mais confiante”, explicou uma adolescente. Nina, já citada, acrescenta: “Existem muitas garotas bonitas, e usar maquiagem me faz sentir melhor comigo mesma.”

Usar maquiagem também é uma espécie de ritual de passagem para a vida adulta. Como uma adolescente se expressou: “A gente não deseja mais ser considerada uma menininha.” Algumas esperam que uma aparência mais adulta lhes granjeie mais respeito ou até mesmo atraia a atenção de rapazes mais velhos. Para outras, usar maquiagem é simplesmente uma forma de ajustar-se às colegas. Diz Diana: “Quanto mais velha você parecer, tanto mais calma as outras garotas pensam que você é.”

Muitas jovens, porém, desejam usar maquiagem por motivos inteiramente práticos: para igualar tons de pele desiguais, para encobrir uma pele feia ou uma cicatriz, para realçar traços atraentes do rosto, ou para disfarçar traços não tão atraentes. Mesmo assim, o pedido de permissão para usar maquiagem bem que pode suscitar uma controvérsia familiar. Por que será que os pais não raro reagem de tal forma negativa?

Nenhum comentário: