terça-feira, 24 de junho de 2014

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Envie mensagens apenas em horários apropriados. “Às vezes, eu recebo uma mensagem de texto tarde da noite”, disse um jovem chamado Richard. “Geralmente, não é nada importante e só atrapalha o meu sono!” Pergunte-se: ‘Eu mando mensagens em horários em que os outros talvez estejam descansando?’ — Princípio bíblico: Eclesiastes 3:1.
Pense em como a mensagem vai soar. A comunicação inclui palavras, inflexão da voz, expressões faciais e linguagem corporal. Infelizmente, a maior parte desses elementos não aparece numa mensagem de texto. Então, como você pode compensar essa falta? “Simplesmente seja educado”, é a sugestão de Amanda, de 23 anos. “Pergunte: ‘Oi, tudo bem?’ e nunca deixe de usar as expressões ‘por favor’ e ‘obrigada’.” — Princípio bíblico: Colossenses 4:6.

Avalie as circunstâncias e seja equilibrado. Veja novamente a situação em “O Desafio”. Se você está esperando uma mensagem importante, talvez seja necessário pedir licença ao amigo para ler a mensagem de texto. Mas, muitas vezes, a mensagem pode esperar. “Seu celular não vai a lugar nenhum enquanto seu amigo estiver falando com você”, disse Ana, de 17 anos. “Já seu amigo talvez vá embora se você ficar trocando mensagens na frente dele.” Você pode ter esse mesmo equilíbrio quando estiver reunido com amigos. “Não fique o tempo todo trocando mensagens”, disse Yasmin, de 18 anos. “Fazer isso é como dizer aos outros: ‘Eu não ligo para sua companhia. Eu gostaria de estar em outro lugar.’”
Pense antes de enviar a mensagem. Será que a pessoa pode entender sua mensagem de forma errada? Talvez usaremoticons, ou seja, símbolos ou carinhas, ajude você a transmitir o sentimento desejado. “Se estiver brincando sobre algo, coloque na frase uma carinha sorrindo”, aconselha Melissa, de 21 anos. “As pessoas podem ficar magoadas e até brigar se levarem a sério algo que era para ser apenas uma brincadeira.” — Princípio bíblico: Provérbios 12:18.
Em vista disso, ser educado ao usar o celular é muito importante

Nenhum comentário: