sábado, 2 de outubro de 2010

Ficar Sozinho — Os Perigos

“Os pais costumavam preocupar-se com o que seus filhos estariam tramando quando saíam à noite”, diz o escritor Vance Packard. “Atualmente, se ambos os pais trabalham fora, é mais provável que se preocupem com o que seus filhos estão tramando em fins das tardes, quando não há adultos presentes em tantas casas.” De acordo com Packard, uma casa vazia amiúde é palco de imoralidade sexual.

Dispor da casa para si pode também abrir a porta para outras formas de travessuras. Carlos relembra: “Depois do divórcio de meus pais, eu morei por algum tempo com minha mãe [que não era cristã]. Ela me deixava sozinho por bastante tempo. Certa vez, enquanto ela estava ausente, eu peguei os cigarros dela.” Felizmente, este não foi o começo dum vício vitalício. “Só fumei um ou dois”, afirma Carlos.

Naturalmente, a Bíblia condena tanto o sexo ilícito como os hábitos impuros, como o fumo. (1 Coríntios 6:9; 2 Coríntios 7:1) E, ao passo que nem todos os filhos de pais que trabalham fora se metem em algo errado, muitos deveras acham intensamente enfadonho ficar sozinhos. Os autores do livro Being Adolescent (Ser Adolescente) verificaram que os jovens são tipicamente passivos, letárgicos, enfadados, e sem motivação quando forçados a ficar sozinhos. Ver TV ou ‘matar o tempo’ nos centros de compra e lojas de fliperamas tornam-se sua principal ocupação. ‘Que há para fazer em casa?’ perguntam.

Nenhum comentário: