terça-feira, 24 de junho de 2014

Teste: Assédio sexual

“No ensino básico, os meninos puxavam a alça do meu sutiã e diziam coisas ofensivas — por exemplo, como eu me sentiria muito melhor se fizesse sexo com eles.” — Coretta.
Você acha que Coretta foi vítima de:
  1. Brincadeira?
  2. Flerte?
  3. Assédio sexual?
“Uma vez, no ônibus, um menino começou a dizer coisas obscenas para mim e a me agarrar. Eu bati na mão dele e disse para ele sair de perto de mim. Ele olhou para mim como se eu fosse doida.” — Candice.
Em sua opinião, Candice foi alvo de:
  1. Brincadeira?
  2. Flerte?
  3. Assédio sexual?
“No ano passado, um menino ficava me dizendo que gostava de mim e queria ser meu namorado, apesar de eu viver dizendo não para ele. Às vezes, ele vinha acariciar meu braço. Eu falava para ele parar, mas não adiantava. Daí, certa vez, enquanto eu estava amarrando o sapato, ele deu um tapa no meu traseiro.” — Bethany.
Você descreveria isso como:
  1. Flerte?
  2. Brincadeira?
  3. Assédio sexual?
A resposta certa a todas as perguntas é C.
Por que o assédio sexual é diferente de brincadeira e de flerte? De acordo com uma menina chamada Eve, “o assédio sexual é unilateral e continua mesmo que a vítima diga para a outra pessoa parar”. O assédio é algo sério. Ele pode prejudicar suas notas e saúde, além de resultar em violência sexual.

CASO REAL 3:

Uma vez, quando meu irmão Greg estava no banheiro, um menino chegou bem perto dele e pediu um beijo. Greg disse não, mas o menino não foi embora. Greg precisou empurrá-lo.” — Suzanne.
  • Você acha que Greg foi vítima de assédio sexual? Explique o porquê.
  • Por que você acha que alguns meninos têm receio de contar quando sofrem assédio sexual de outros meninos?
  • Você concorda com a reação de Greg? O que você teria feito?

CASO REAL 2:

Tudo começou com uns comentários indecentes que alguns meninos fizeram na aula de educação física. Eu deixei para lá. Mas, depois de algumas semanas, a situação só foi piorando. Daí, os meninos começaram a se sentar do meu lado e a colocar o braço em volta de mim. Eu os empurrava, mas eles não paravam. Chegou a ponto de um deles me entregar um bilhete com uma mensagem bem ofensiva. Eu entreguei o bilhete para meu professor. O menino foi suspenso. Eu percebi que deveria ter falado com o professor logo no início!” — Sabina.
  • Por que você acha que Sabina não foi logo falar com o professor? Você acha que foi uma boa decisão? Explique o porquê.

O que eu faria se isso acontecesse comigo?

CASO REAL 1:

Não gosto nem um pouco de ser grossa com os outros. Então, mesmo quando algum rapaz me assediava, eu o mandava parar — mas faltava firmeza, e muitas vezes eu sorria enquanto falava. Daí, parecia que eu estava flertando.” — Tabitha.
  • Se você fosse Tabitha, como teria lidado com os assediadores? Por quê?
  • O que pode levar um assediador a pensar que você está flertando com ele?
Tente o seguinte: Resista à tendência de reagir às insinuações com uma brincadeira ou um sorriso. Deixe claro por meio de sua reação — incluindo sua expressão facial — o tipo de comportamento que você tolera ou não tolera.

SITUAÇÃO:

Eu morria de medo de um menino que jogava no time de rúgbi da escola. Ele tinha quase 2 metros de altura e pesava quase 140 quilos! Ele cismou que eu ‘seria dele’. Durante um ano inteiro, ele me atormentou todos os dias. Certa vez, quando não tinha mais ninguém na sala de aula, ele começou a se aproximar de mim. Eu me levantei bem rápido e saí correndo.” — Julieta, 18 anos.
Julieta poderia ter pensado: ‘Não tem jeito, os meninos são assim mesmo.’
Por que isso dificilmente dá certo: Se todo mundo achar que isso é normal, as chances de um assediador mudar serão mínimas.
Tente o seguinte: Busque ajuda. Seus pais e professores podem lhe dar a ajuda necessária para lidar com a pessoa que está assediando você. Mas e se eles não levarem a sério o que você disse? Faça o seguinte: toda vez que sofrer assédio, escreva o que aconteceu, incluindo a data, o horário, o local e o que a pessoa disse. Daí, entregue uma cópia para seus pais ou para seu professor. Muitas pessoas levam mais a sério uma queixa por escrito do que uma verbal.

SITUAÇÃO:

Quando eu tinha uns 11 anos, duas meninas me agarraram no corredor da escola. Uma delas era lésbica e queria que eu fosse sua namorada. Mesmo dizendo não, elas continuaram me assediando todo dia. Certa vez, elas até me empurraram contra a parede!” — Victoria, 18 anos.
Victoria poderia ter pensado: ‘Se eu contar isso para alguém, os outros vão pensar que eu sou medrosa ou não vão acreditar em mim.’
Por que pensar assim não ajuda: Se você não contar o que aconteceu, a pessoa poderá continuar assediando você ou até mesmo passar a fazer isso com outras pessoas. — Eclesiastes 8:11.
Tente o seguinte: Não fique calado! De modo calmo, mas claro, diga à pessoa que você não vai tolerar esse tipo de comportamento. Taryn, de 22 anos, diz: “Se alguém toca em mim de um jeito inapropriado, eu viro para ele e digo: ‘Nunca mais encoste em mim!’ Isso geralmente pega a pessoa de surpresa.” Mas se o assediador insistir, continue firme. Não desista! A Bíblia dá o seguinte conselho sobre seguir padrões morais elevados: “Seja firme, maduro e confiante.” — Colossenses 4:12, The New Testament in Contemporary Language.
Mas e se o assediador ameaçar agredir você? Num caso assim, não o enfrente. Saia de perto dele o mais rápido possível e busque a ajuda de um adulto de confiança.

O que fazer se estou sofrendo assédio sexual?

É mais provável que o assédio sexual pare se você conseguir identificá-lo e souber como reagir a ele. Veja três situações e como lidar com cada uma delas.

SITUAÇÃO:

No trabalho, alguns homens bem mais velhos que eu falavam que eu era linda e diziam: ‘Ah se eu fosse 30 anos mais novo!’ Um deles se aproximou de mim sem eu perceber e cheirou meu cabelo!” — Tabitha, 20 anos.
Tabitha poderia ter pensado: ‘Acho que ele vai parar se eu simplesmente deixar para lá.’
Por que isso dificilmente dá certo: Segundo especialistas, quando uma vítima de assédio sexual não faz nada, o problema geralmente continua e até piora.
Olivia
“Você não pode transmitir insegurança. Dificilmente a pessoa vai parar se você não for claro. Seja firme e diga: ‘Não!’ Se isso não funcionar, conte para alguém.”
Tanisha
“Não ria de piadas picantes nem participe de conversas inapropriadas sobre sexo. Além disso, não ande com pessoas que gostam de receber muita atenção do sexo oposto, pois os outros podem pensar que você também quer essa atenção.”

Como reagir ao assédio sexual?

O que é assédio sexual?

Assédio sexual inclui qualquer comportamento sexual indesejado — por exemplo, tocar ou até mesmo fazer comentários de conotação sexual. Mas às vezes pode ser difícil perceber a diferença entre brincadeira, flerte e assédio sexual.
Você sabe a diferença entre os três? Faça o nosso  Teste e descubra!
Infelizmente, você poderá sofrer assédio sexual mesmo depois de terminar a escola. Mas, se aprender agora a lidar com o assédio sexual, você estará preparado para enfrentar esse problema quando começar a trabalhar. E pode até impedir que um assediador tente o mesmo com outras pessoas.
Aumente a confiança que seus pais têm em você.Imagine um homem que deve dinheiro a um banco. Se ele mantiver os pagamentos em dia, vai ganhar a confiança do banco, que poderá até lhe dar mais crédito no futuro.
Algo parecido acontece na família. Você deve obediência a seus pais. Então, se desapontá-los vez após vez, não se surpreenda se eles reduzirem ou até cortarem seu “crédito”.

Aprenda a controlar suas emoções. A boa comunicação requer autocontrole. A Bíblia diz: “Todo o seu espírito é o que o estúpido deixa sair, mas aquele que é sábio o mantém calmo até o último.” — Provérbios 29:11.
Que lição aprendemos disso? Evite resmungar, ficar emburrado, bater a porta ou sair pisando duro. Esse tipo de comportamento provavelmente resultará em mais regras, não em mais liberdade.
Tente entender o ponto de vista de seus pais. Exemplo: imagine que seus pais não querem deixar você ir a uma festa. Em vez de discutir, você poderia perguntar:
“E se um amigo responsável e de confiança for comigo?”
Mesmo assim, pode ser que seus pais não atendam ao seu pedido. Mas se você entender a preocupação deles, será mais fácil sugerir uma alternativa aceitável.

Como posso conversar com meus pais sobre regras?

O que você precisa: Saber se comunicar
A comunicação é uma ferramenta importante que pode
  • ajudar as pessoas a compreendê-lo.
  • ajudá-lo a entender por que o seu pedido foi recusado.
Se você quer ser tratado como um adulto, precisa aprender a se comunicar como um adulto. Como fazer isso?
Pense nisto: A base da boa educação e dos bons modos é o amor. Como podemos demonstrar amor? A Bíblia diz: “O amor é paciente e amável. O amor não é ciumento, não exalta a si mesmo, não é orgulhoso. O amor não é malcriado, não procura seus interesses, não se irrita facilmente.” (1 Coríntios 13:4, 5Bíblia Fácil de Ler) Em qual desses aspectos você precisa melhorar?

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Envie mensagens apenas em horários apropriados. “Às vezes, eu recebo uma mensagem de texto tarde da noite”, disse um jovem chamado Richard. “Geralmente, não é nada importante e só atrapalha o meu sono!” Pergunte-se: ‘Eu mando mensagens em horários em que os outros talvez estejam descansando?’ — Princípio bíblico: Eclesiastes 3:1.
Pense em como a mensagem vai soar. A comunicação inclui palavras, inflexão da voz, expressões faciais e linguagem corporal. Infelizmente, a maior parte desses elementos não aparece numa mensagem de texto. Então, como você pode compensar essa falta? “Simplesmente seja educado”, é a sugestão de Amanda, de 23 anos. “Pergunte: ‘Oi, tudo bem?’ e nunca deixe de usar as expressões ‘por favor’ e ‘obrigada’.” — Princípio bíblico: Colossenses 4:6.

Avalie as circunstâncias e seja equilibrado. Veja novamente a situação em “O Desafio”. Se você está esperando uma mensagem importante, talvez seja necessário pedir licença ao amigo para ler a mensagem de texto. Mas, muitas vezes, a mensagem pode esperar. “Seu celular não vai a lugar nenhum enquanto seu amigo estiver falando com você”, disse Ana, de 17 anos. “Já seu amigo talvez vá embora se você ficar trocando mensagens na frente dele.” Você pode ter esse mesmo equilíbrio quando estiver reunido com amigos. “Não fique o tempo todo trocando mensagens”, disse Yasmin, de 18 anos. “Fazer isso é como dizer aos outros: ‘Eu não ligo para sua companhia. Eu gostaria de estar em outro lugar.’”
Pense antes de enviar a mensagem. Será que a pessoa pode entender sua mensagem de forma errada? Talvez usaremoticons, ou seja, símbolos ou carinhas, ajude você a transmitir o sentimento desejado. “Se estiver brincando sobre algo, coloque na frase uma carinha sorrindo”, aconselha Melissa, de 21 anos. “As pessoas podem ficar magoadas e até brigar se levarem a sério algo que era para ser apenas uma brincadeira.” — Princípio bíblico: Provérbios 12:18.
Em vista disso, ser educado ao usar o celular é muito importante
Em relação a ser educado ao usar o celular, pense mais uma vez na situação descrita em “O Desafio”. Para você, qual é a melhor opção? Com certeza, você sabe que fazer o que está na opção não seria educado. Mas e as opções C?Acha que seria mal-educado interromper a conversa para ler a mensagem de texto? Ou seria mal-educado não dar atenção à mensagem?
Dá para ver que esse assunto não é tão simples quanto parece. Mas a Bíblia pode nos ajudar. Ela diz: ‘Assim como querem que os outros façam a vocês, façam do mesmo modo a eles.’ (Lucas 6:31) Você pode seguir esse conselho ao trocar mensagens de texto. Como?

O QUE VOCÊ PRECISA SABER


Assim como acontece num esporte, a comunicação tem suas regras. Trocar mensagens de texto com um amigo enquanto conversa com outro é como praticar um esporte sem seguir as regras. Ninguém gosta disso. Você talvez pense: ‘Mas eles não vão se importar. Eles são meus amigos.’ Esse é mais um motivo para você ser educado. Isso não significa que você precisa ser formal ou rígido. Mas uma coisa é verdade: Se você for mal-educado com seus amigos, mais cedo ou mais tarde, eles deixarão de ser seus amigos.
Por quê? Porque ninguém gosta de uma pessoa que não mostra consideração por outros. Uma jovem chamada Elisa *disse: “Eu não suporto quando estou conversando com uma amiga e ela não para de olhar o celular, como se estivesse esperando alguma coisa mais interessante.” Por quanto tempo você acha que Elisa vai aguentar uma amiga assim?

Como ser educado ao trocar mensagens de texto

O DESAFIO

Você está com um amigo e, no meio da conversa, recebe uma mensagem de texto. O que deveria fazer?
  1. Ler a mensagem ao mesmo tempo em que conversa com o amigo.
  2. Pedir licença ao amigo e ler a mensagem.
  3. Continuar a conversa com o amigo e não ler a mensagem.
Faz diferença a resposta que você escolheu? Claro que sim!