sábado, 31 de julho de 2010

Qual a melhor forma de terminar o namoro?

Qual a melhor forma de terminar o namoro? Primeiro, escolha um local apropriado para conversar. Que lugar poderia ser? Bem, pense em como você gostaria de ser tratado numa situação como essa. (Mateus 7:12) Gostaria que lhe dissessem isso na frente de outras pessoas? É provável que não. A menos que as circunstâncias tornem isso aconselhável, também não seria bom terminar o namoro por meio de uma secretária eletrônica, uma mensagem de texto ou um e-mail. Em vez disso, escolha a hora e o local apropriados para conversar sobre esse assunto sério.
O que você deve dizer quando chegar a hora de falar? O apóstolo Paulo recomendou aos cristãos que ‘falassem a verdade’ uns aos outros. (Efésios 4:25) Então, a melhor forma de agir é usar de tato, mas ser firme. Diga claramente por que acha que esse relacionamento não vai dar certo para você. Não há necessidade de recitar uma lista de erros ou de fazer uma infinidade de críticas. De fato, em vez de dizer “você não” ou “você nunca” faz isso ou aquilo, seria melhor usar frases que expressem seus sentimentos — “Eu preciso de alguém que . . . ” ou “Eu acho que a gente deve terminar porque . . . ”
Esse não é o momento de ser indeciso ou de ceder às opiniões da outra pessoa. Lembre-se de que você decidiu terminar por um motivo sério. Por isso, tome cuidado caso seu ex-namorado ou sua ex-namorada tente fazer você mudar de idéia por sutilmente manipular seus sentimentos. “Depois que eu terminei o namoro”, diz uma jovem chamada Lori, “meu ex-namorado passou a agir o tempo todo como se estivesse deprimido. Acho que ele fez isso para que eu ficasse com pena dele. E fiquei mesmo. Mas não permiti que a reação dele mudasse minha decisão”. Assim como Lori, tenha certeza do que quer. Apegue-se à sua decisão. Deixe que seu não signifique não. — Tiago 5:12.

Qualquer pessoa serve?

“Podemos nos conhecer melhor?” Dependendo de quem lhe pergunta, você poderá sentir aversão ou pular de alegria. Imagine que sua resposta seja sim. Com o passar do tempo, como saber se seu namorado ou sua namorada é a pessoa certa para você?
Imagine que queira comprar um par de sapatos. Você vai à loja e encontra um que lhe chama a atenção. Você experimenta e, para sua decepção, percebe que está muito apertado. O que faria? Compraria o sapato mesmo assim? Ou procuraria outro? É claro que a melhor decisão seria devolver o sapato e procurar outro. Não faria sentido usar um par de sapatos que não se ajustasse ao pé.
Escolher alguém com quem se casar é parecido. Com o passar dos anos, você talvez se interesse por algumas pessoas do sexo oposto. Mas não é qualquer pessoa que serve. Afinal, você quer alguém com quem se sinta bem, alguém que realmente se “ajuste”, isto é, seja compatível com sua personalidade e seus alvos. (Gênesis 2:18; Mateus 19:4-6) Já encontrou tal pessoa? Se tiver encontrado, como pode saber se essa pessoa é a certa para você?

Conheça primeiro a si mesmo

Antes de poder analisar quem seria a pessoa certa para você, é necessário conhecer bem a si mesmo. Para aprender mais sobre si mesmo, responda às seguintes perguntas:
Quais são os meus pontos fortes? …………………………
Quais são as minhas fraquezas? …………………………
Que necessidades emocionais e espirituais eu tenho? …………………………
Conhecer a si mesmo não é tarefa fácil, mas perguntas como essas são o começo. Quanto mais você se conhecer, melhores condições terá de encontrar alguém que venha a fortalecer suas qualidades em vez de destacar suas fraquezas. Mas o que fazer caso ache que encontrou a pessoa certa?

Será que essa é a pessoa certa para mim?

Tire tempo para fazer o seguinte teste:
 Que qualidades você atualmente acha serem essenciais num futuro marido ou numa futura esposa? Na lista abaixo, assinale com um • as quatro características mais importantes para você.
□ beleza                        □ mentalidade espiritual
□ amigável                      □ confiável
□ popularidade                  □ boa moral
□ engraçado(a)                  □ empenha-se por alvos
Já se apaixonou por alguém quando era mais jovem? Na lista acima, coloque um × perto da característica que, na época, mais lhe chamava atenção naquela pessoa.
NÃO há nada de errado com nenhuma das características acima. Cada uma delas tem seu atrativo. Mas não concorda que quando se é jovem e está apaixonado por alguém, a tendência é se concentrar em características superficiais, como as alistadas na coluna à esquerda?
No entanto, à medida que amadurece, você começa a usar suas faculdades perceptivas para avaliar características mais importantes, como as alistadas na coluna à direita. Por exemplo, você passa a perceber que a menina mais bonita do bairro talvez não seja tão confiável, ou que o garoto mais popular da classe talvez não tenha uma boa moral. Se você estiver além da flor da juventude, é mais provável que olhe além das características superficiais a fim de responder à pergunta: “Será que essa é a pessoa certa para mim?”

Jovens — como podem vocês ser felizes?

A JUVENTUDE pode ser o período mais emocionante da vida. Você tem o futuro diante de si. Portanto, aproveite-a ao máximo. Empenhe-se pela felicidade.

 Mas isso não é fácil. O Dr. Robert S. Brown fez um estudo dos adultos jovens que, alguns anos antes, estavam determinados a viver à altura de seus ideais a respeito da sociedade humana e do governo. Ele relata que mais de um terço deles ficou desiludido, deprimido e ansioso.

 Muitas vezes ouve-se dizer que a solução é uma boa instrução. Mas, hoje em dia, muitos jovens que a possuem ainda assim têm dificuldade em encontrar emprego. Outros que se saem financeiramente bem descobrem que seu emprego de altos vencimentos deixa sua vida sem realização. Tampouco a maioria dos namoros da mocidade leva à felicidade. Em alguns lugares, 80 por cento dos casamentos entre adolescentes fracassam dentro de cinco anos.

 O que pode você fazer para que seja diferente no seu caso, para que realmente possa ter satisfação agora e ter um futuro condizente? Ou, se for genitor (a), como poderá ajudar seus filhos a atingir este alvo?

sábado, 10 de julho de 2010

Como Alguns Podem Ser Ajudados

Os ideais expressos na Declaração dos Direitos da Criança, da ONU, são deveras nobres, mas por que parecem inatingíveis? (Veja o quadro.) Em geral, as pessoas gostam de crianças e desejam o melhor para elas. Ademais, as crianças são importantes para o futuro bem-estar duma nação. James Grant, do UNICEF, diz, segundo o Latin America Daily Post: “Afinal de contas, são as crianças que terão, eventualmente, de tirar seus países da estagnação econômica.” Um informe mostra, prossegue Grant, “que os gastos com os cuidados básicos de saúde e com a educação primária podem levar a aumentos significativos na produtividade e no crescimento econômico”. Países como o Brasil estão tremendamente cônscios da imagem negativa transmitida pela condição dos meninos de rua e a violência correlata. Felizmente, no Brasil, fazem-se esforços de solucionar o problema por meio de organizações de caridade, lares adotivos, orfanatos, e reformatórios.
Alguns governos discernem o valor de apoiar as iniciativas habitacionais das famílias e das comunidades pobres, em vez de simplesmente construir casas. Desta forma, os próprios pobres tornam-se um veículo de mudanças.
Assim, além de receberem ajuda de várias agências, as famílias pobres devem estar dispostas a fazer sua parte. Uma família sai-se muito melhor econômica e socialmente quando ela se mantém unida e enfrenta os seus próprios problemas. Se necessário, todos os membros capazes podem contribuir para o orçamento familiar.

Menores abandonados — por que é tão difícil ajudá-los?

EM 14 de outubro de 1987, a pequenina Jéssica McClure ficou presa num poço de água abandonado, a 6,70 metros de profundidade, nos Estados Unidos. Durante 58 horas agonizantes, os socorristas abriram caminho através de rocha maciça para chegar à garotinha de 18 meses de idade. O incidente ganhou as manchetes e comoveu corações de toda aquela nação, e a cobertura televisiva manteve os telespectadores fascinados até Jéssica ser retirada viva daquele buraco escuro.
Mas Jéssica tinha um lar. É estranho, porém, que a triste situação das crianças sem lar não suscite o mesmo interesse. Poderia o motivo ser que a condição delas esteja ligada à pobreza? Analisando a situação dos necessitados, um escritor de A Saúde do Mundo, revista da Organização Mundial da Saúde, declarou: “Os pobres das cidades não são verdadeiros cidadãos dos seus próprios países pois não têm direitos políticos, sociais ou econômicos. Os pobres envelhecem rapidamente e morrem jovens.” Assim, são necessárias profundas mudanças na forma como os governos e as pessoas encaram os pobres antes de a economia do país poder fornecer alimentos, roupas e abrigo suficientes para eles.

Como posso superar o fim do namoro?

“Depois de seis meses de namoro e cinco anos de amizade, ele quis terminar o namoro. Mas não deu nenhuma satisfação. Simplesmente parou de falar comigo. Eu me senti abandonada. Foi uma decepção muito grande. Eu me perguntava: ‘O que fiz de errado?’” — Raquel.
O FIM de um namoro pode causar muita tristeza e profundo desânimo. Veja o caso de Jorge e Susana, que namoraram por dois anos e ficaram muito apegados. Durante o dia, Jorge enviava mensagens de texto a Susana com expressões de afeto. De vez em quando, dava presentes para mostrar que estava pensando nela. “Jorge realmente tentava me ouvir e me entender”, disse Susana. “Ele me fazia sentir especial.”
Não demorou muito e eles estavam falando sobre casamento e onde iriam morar. Jorge chegou até a pensar em comprar as alianças. Então, de repente, ele terminou o namoro! Susana ficou arrasada. Ela continuou com sua rotina, mas estava desnorteada. “Eu não conseguia nem pensar direito e não tinha forças para nada”, disse ela.