quarta-feira, 30 de junho de 2010

Terceiro fator — Influência positiva

O que você deve saber. A Bíblia diz: “Más associações estragam hábitos úteis.” (1 Coríntios 15:33) Uma jovem chamada Lauren conta: “Meus colegas de escola só me aceitavam se eu fizesse as coisas que eles queriam. Visto que eu me sentia sozinha, decidi agir como eles só para ser aceita.” Lauren percebeu que, por se ajustar aos padrões de outras pessoas, você se torna como um peão num tabuleiro de xadrez, e são elas que o movem como bem entendem. Você merece mais do que isso!
O que você pode fazer. Termine a amizade com pessoas que insistem que você ajuste seu estilo de vida ao delas. Você se sentirá melhor e deixará abertas as portas para amizades que o influenciarão de um modo positivo. — Romanos 12:2.
“Clint, um grande amigo meu, é equilibrado e compreensivo. Tem sido a pessoa que mais me encoraja.” — Jason, 21 anos.

Faça este exercício.

Responda às seguintes perguntas:
▪ Quando estou com meus amigos, costumo ficar preocupado se eles vão me pressionar a fazer coisas erradas?
□ Sim □ Não
▪ Fico com receio de apresentar meus amigos a minha família, achando que meus pais talvez não os aprovem?
□ Sim □ Não
Dica: Se respondeu Sim às perguntas acima, procure amigos com valores mais elevados. Por que não começa procurando amigos um pouco mais velhos que você e que sejam um bom exemplo de vida cristã?

Segundo fator — Padrões elogiáveis

O que você deve saber. Quanto mais ansioso você estiver para conseguir amigos, maior será a probabilidade de fazer a escolha errada. A Bíblia diz: “Quem anda com os tolos acabará mal.” (Provérbios 13:20, Bíblia na Linguagem de Hoje) O termo “tolos” não se refere a pessoas que não são inteligentes. Mas descreve aqueles que desconsideram o que é certo e adotam um proceder moralmente insensato. Esse tipo de amigo não lhe faz falta.
O que você pode fazer. Seja seletivo, não faça amizade com qualquer um que queira ser seu amigo. (Salmo 26:4) Isso não significa ser preconceituoso. Significa que você percebe bem “a diferença entre o justo e o iníquo, entre o que serve a Deus e o que não o serviu”. — Malaquias 3:18.
Embora Deus não seja parcial, ele é seletivo e escolhe aqueles que serão aceitos como ‘hóspedes na sua tenda’. (Salmo 15:1-5) Você pode imitá-lo. Viva segundo padrões justos, e pessoas que se esforçam em fazer o mesmo provavelmente vão querer sua amizade. O resultado? Você terá o melhor tipo de amigos.
“Agradeço muito a meus pais por terem me ajudado a encontrar amigos da minha idade que estão indo bem em sentido espiritual.” — Christopher, 13 anos.

Primeiro fator — Qualidades admiráveis

O que você deve saber. Nem todos que dizem ser amigos são amigos de verdade. A Bíblia até mesmo diz que “há companheiros dispostos a se fazerem mutuamente em pedaços”. (Provérbios 18:24) Isso pode parecer um exagero. Mas pense: já teve um “amigo” que se aproveitou de você? Que dizer de outro que espalhou um boato falso ou falou mal de você pelas costas? Essas coisas podem fazer com que acabe perdendo a confiança nos amigos. Lembre-se sempre de que, quando o assunto é amizades, qualidade é melhor do que quantidade.
O que você pode fazer. Escolha amigos que tenham qualidades que valem a pena ser imitadas.
“Todo mundo tem uma opinião boa sobre minha amiga Fiona. Quero que falem bem de mim também. Quero ter a mesma reputação que ela. Para mim, isso é admirável.” — Yvette, 17 anos.
Faça este exercício.
1. Leia Gálatas 5:22, 23.
2. Pergunte-se: ‘Meus amigos têm qualidades que compõem o fruto do espírito?’
3. Aliste abaixo os nomes de seus amigos mais achegados. Ao lado de cada nome, escreva a característica que melhor descreve a pessoa.
Nome                        Característica
…………………………                       …………………………
…………………………                       …………………………
…………………………                       …………………………
Dica: Se você só consegue se lembrar de características ruins, talvez esteja na hora de procurar amigos melhores.

Preciso escolher melhor meus amigos?

“Se estou zangada, preciso de alguém para desabafar. Se estou triste, preciso de alguém para me consolar. Se estou feliz, quero compartilhar isso com outra pessoa. Para mim, ter amigos é uma necessidade.” — Brittany.
TEM-SE dito que crianças precisam de colegas para brincar, mas adolescentes precisam de amigos. Qual a diferença?
Um colega é alguém que lhe faz companhia.
Um amigo é alguém que tem os mesmos valores que você.
Além disso, a Bíblia diz que “o verdadeiro companheiro está amando todo o tempo e é um irmão nascido para quando há aflição”. (Provérbios 17:17) Isso provavelmente descreve uma amizade mais íntima do que aquela que você tinha quando era criança.
Fato: Conforme você vai crescendo, precisa de amigos que
(1) Tenham qualidades admiráveis.
(2) Vivam segundo padrões elogiáveis.
(3) Tenham uma influência positiva em você.
Pergunta: Como saber se seus amigos se encaixam nesse perfil? Vamos examinar cada um desses três fatores.

domingo, 20 de junho de 2010

Que dizer da associação on-line?

As salas de bate-papo permitem que usuários do mundo todo se comuniquem instantaneamente. O comércio faz uso deles para realizar conferências on-line e para fornecer serviços ao consumidor. Há salas de bate-papo que permitem que os usuários compartilhem informações sobre assuntos técnicos, como conserto de carro ou programação de computador. Elas também podem ser estabelecidas para comunicar-se privativamente com amigos e com familiares sem incorrer na despesa dos telefonemas interurbanos. Embora haja muitos usos legítimos para as salas de bate-papo, será que existem alguns perigos?
É preciso muita cautela quando se trata de bate-papos onde todos participam, pois há certos perigos. A escritora Leah Rozen observou: “Os adolescentes infomaníacos passam horas conversando on-line com estranhos anônimos de todo o país ou mesmo do mundo inteiro. Lamentavelmente, alguns desses estranhos com quem os adolescentes podem estar conversando são adultos pervertidos, interessados em marcar encontros sexuais com crianças e adolescentes.” Um artigo na revista Popular Mechanics alertou que “é preciso ser extremamente cauteloso” ao participar de bate-papos onde todos têm acesso. Fornecer o seu nome ou endereço a estranhos pode ser um convite para graves problemas! Por que se sujeitar a tal perigo?
Um perigo mais sutil, porém, é envolver-se  com estranhos que não respeitam os princípios bíblicos. Segundo os pesquisadores, grande parte da conversa entre os jovens nos bate-papos se concentra em assuntos sobre sexo. Portanto, o conselho da Bíblia em 1 Coríntios 15:33 é apropriado: “Não sejais desencaminhados. Más associações estragam hábitos úteis.” As más companhias via computador são perigosas. Será que um jovem que teme a Deus deve expor-se a tais riscos?

‘Ver o que é imprestável’

Às vezes o próprio endereço do site indica que ele contém matéria objetável. Provérbios 22:3 alerta: “Argucioso é aquele que tem visto a calamidade e passa a esconder-se, mas os inexperientes passaram adiante e terão de sofrer a penalidade.”
Mas o problema é que a pessoa geralmente se depara com um site objetável por mero acaso. A home page pode conter imagens de impacto, cuidadosamente projetadas para fazer com que você explore o site — e que volte a ele repetidas vezes!
Kevin diz o que ocorreu com um de seus amigos: “Ele tinha tempo de sobra e era curioso. Logo se acostumou a ver pornografia.” Felizmente, esse jovem cristão procurou um ancião e foi ajudado.
Você já decidiu o que fazer caso se depare com um site desse tipo? Não deve haver dúvidas sobre o que o cristão deve fazer: sair do site imediatamente — ou mesmo fechar o navegador. Seja como o salmista, que orou: “Faze meus olhos passar adiante de ver o que é fútil.” (Salmo 119:37; note Jó 31:1.) Lembre-se de que mesmo que nenhum outro humano esteja nos observando, não estamos sozinhos. A Bíblia nos lembra de que todas as coisas estão “abertamente expostas aos olhos daquele com quem temos uma prestação de contas”. — Hebreus 4:13.
Falar sobre o assunto com seus pais ou com outros cristãos maduros pode fortalecer sua determinação de não voltar a sites impróprios. Afinal, se você pisasse em areia movediça, esperaria ficar atolado até o pescoço para pedir ajuda?

Como evitar os perigos da Internet?

IMAGINE-SE na maior biblioteca do mundo — cercado de livros, jornais, catálogos, fotos e gravações de todo tipo, sobre praticamente qualquer assunto. Todas as últimas informações e grande parte da literatura dos séculos passados estão à sua disposição.
Bem, a Internet pode tornar isso possível. Basta sentar-se diante do computador para trocar informações com outros computadores e usuários em qualquer lugar do mundo. E há também a facilidade de vender produtos, fazer compras e transações bancárias, conversar, ouvir os últimos lançamentos musicais — tudo isso na privacidade de sua própria casa.
Assim, não é de admirar que alguns peritos afirmem que, ao findar o ano, mais de 320 milhões de pessoas estarão conectadas na rede mundial. De forma que o uso da Internet está se popularizando em muitas partes do mundo. Com as escolas e as bibliotecas promovendo agressivamente o seu uso, milhões de jovens têm acesso a ela. Nos Estados Unidos, quase 65% dos jovens entre 12 e 19 anos já usaram ou assinaram serviços on-line.
Usada da maneira correta, a Internet pode ser uma fonte de informações úteis sobre o tempo, viagens e outros assuntos. Você pode também acessá-la para adquirir livros, peças de carro, e assim por diante. Muitos a usam para fazer trabalhos escolares.
Embora a Internet possa ser útil, ela pode ser comparada a uma biblioteca sem bibliotecários e observadores. A pessoa pode navegar à vontade nessa biblioteca virtual sem ter a sensação de estar sendo observado. Mas este é um dos maiores perigos da Internet. Por quê? Acontece que inúmeros sites contêm matéria moralmente corrupta e espiritualmente destrutiva. Assim, a Internet pode expor os jovens cristãos a tentações. Afinal de contas, os humanos são curiosos por natureza — trata-se de uma tendência que Satanás, o Diabo, vem explorando há muito tempo. Não há dúvida de que ele explorou a curiosidade de Eva e a ‘seduziu com a sua astúcia’. — 2 Coríntios 11:3.
De forma similar, um jovem cristão poderá ser facilmente seduzido por matérias impróprias se não tiver a determinação de proteger a sua espiritualidade. Um artigo na revista Better Homes and Gardens explicou: “A Internet é uma fronteira fascinante, onde pioneiros brilhantes garimpam as últimas informações. Mas no ciberespaço também rondam pedófilos, trapaceiros, fanáticos e outros tipos indesejáveis.”
Um jovem chamado Javier diz: “Alguns sites são chocantes. E podem aparecer sem mais nem menos.” E acrescenta: “Eles tentam enlaçar você. Querem seduzi-lo — para tirar o seu dinheiro.” Um jovem cristão chamado João admite: “Uma vez que você começa a ver matéria imprópria, é difícil parar — é uma coisa que vicia mesmo.” Alguns jovens cristãos freqüentaram sites impróprios e isso os levou a problemas mais sérios. Alguns até mesmo prejudicaram sua relação com Deus. Como evitar que isso aconteça?